Olá! Sou a Susana Barros e sou mentora de negócios.
Liderança, Estratégia e Gestão de Mudança
Tenho 25 anos de carreira em grandes empresas como a Procter & Gamble e a Sonae, e em áreas tão distintas como as Vendas, o Marketing, o Desenvolvimento de Produto, a Internacionalização ou a Gestão de Marcas.
Comecei a liderar equipas muito cedo, com 24 anos, e desde aí liderei equipas internacionais e multifuncionais, algumas de grande dimensão (a maior, a equipa de Desenvolvimento de Produto da Sport Zone, tinha 70 pessoas).
Fiz inúmeras formações, muitas delas de topo, como o MBA na Porto Business School, tive a oportunidade de trabalhar com líderes fantásticos, e, no entanto, só em 2015, já com 20 anos de experiência, é que percebi que estava longe de ser a líder que aspirava ser.
2015, o pior ano de sempre...
Em 2015 era uma espécie de “mini-CEO”, geria de fio a pavio uma marca que faturava 8 dígitos e uma equipa de 25 pessoas num processo de internacionalização acelerado.
Era a bombeira para todo o serviço e fazia um esforço enorme para proteger a minha equipa e ajudá-la a enfrentar os inúmeros desafios com que nos deparávamos diariamente.
Até que, de repente e pela primeira vez em 20 anos, o meu corpo cedeu.
Comecei a ter falhas de memória graves e a sofrer de cansaço extremo – entrei em burnout.
E fui obrigada a parar.
2015, o melhor ano de sempre!
Se por um lado esta paragem forçada me obrigou a deixar a linha da frente do negócio, por outro proporcionou-me, pela primeira vez em muitos anos, tempo para pensar.
Nessa altura, foi-me dada a oportunidade de trabalhar como consultora interna a liderar o projeto de integração de uma nova empresa no grupo.
Pela primeira vez desde os 24 anos, estava sem equipa.
Confesso que a adaptação inicial foi difícil, senti-me a “andar para trás” na minha carreira e durante os primeiros meses achava estranho receber tão poucos e-mails ☺
Durante esse período investi no autoconhecimento (sim, não ia passar por aquele pesadelo outra vez!), estudei muito sobre liderança e gestão de mudança e fui convidada para dar formação na Porto Business School, descobrindo assim uma nova paixão.
Como consultora interna e sem ascendente hierárquico sobre as pessoas com que trabalhava, tive que desenvolver as minhas competências de liderança para conseguir influenciar o CEO e a sua equipa, ajudando-os a navegar a mudança.
É curioso, só quando fiquei sem equipa é que percebi o verdadeiro trabalho de um líder!
3 anos depois...
Durante 3 anos tive a oportunidade de perceber em profundidade a importância da liderança nos processos de crescimento e transformação das empresas.
Aprendi pela experiência que a frase do Peter Drucker é totalmente verdadeira:
A cultura come a estratégia ao pequeno-almoço (e, acrescentaria, ao almoço e ao jantar 😉)
Uma empresa pode ter o melhor plano estratégico do mundo que só vai conseguir concretizá-lo se tiver as pessoas certas, nos lugares certos, com a atitude certa.
E foi aí, com toda essa nova bagagem, que decidi que estava na hora de aliar a minha experiência e conhecimento à paixão pela formação e começar uma nova etapa da minha vida profissional.
Missão
Hoje o que faço é ajudar empresários e gestores de equipas a transformarem os seus resultados através do desenvolvimento das suas competências de liderança.
Estou profundamente convencida que, sem bons líderes, não pode haver bons resultados no longo prazo.
Na minha perspetiva, Liderança resume-se a garantir as pessoas certas, nos lugares certos, a fazer as coisas certas com a atitude certa.
Infelizmente, a maioria dos empresários e líderes de equipa são, como eu fui durante muitos anos, os bombeiros de serviço nas suas empresas, sem tempo para pensar nem planear.
Pois bem, é para isso que eu cá estou!